Comunicação Não Violenta: empatia, mediação de conflitos e pontes de diálogo em tempos pandêmicos

Paula Hermont Hermont

Resumo


 

COMUNICAÇÃO NÃO VIOLENTA: EMPATIA, MEDIAÇÃO DE CONFLITOS E PONTES DE DIÁLOGO EM TEMPOS PANDÊMICOS

 

Data da Submissão: 06/01/2021

Data da Aprovação: 06/02/2021 

 

RESUMO: O trabalho apresenta os conceitos basais sobre a Comunicação Não Violenta (CNV) e a importância de seus elementos quando da necessidade de mediação de conflitos, levando em consideração os modos autocompositivos de solução de conflitos: negociação, conciliação, mediação; e a arbitragem caracterizada como método heterocompositivo. O pano de fundo e a contextualização para essa apresentação é a pandemia da COVID-19, apresentando também as perspectivas de líderes mundiais no seu enfrentamento. A tensão que a situação atual fomenta é por si só geradora de conflitos entre pares, familiares, amigos, colegas de trabalho e o que se aprende com os conceitos da CNV pode ser chave na tomada de decisão e, claro, na resolução ou acomodação das questões colocadas pela pandemia, a qual, direta e indiretamente, mexeu com a vida de milhões de pessoas em todo o mundo.

 

PALAVRAS-CHAVE:  Comunicação Não Violenta; COVID-19; comunicação; conflito; mediação.

 

ABSTRACT: This paper presents the basic concepts about Non-Violent Communication (CNV) and the importance of its elements when it is necessary to mediate conflicts, taking into account the modes of conflict resolution: negotiation, conciliation, mediation and arbitration. The background and context for this paper is COVID-19 pandemic, it also shows the perspectives of world leaders in its confrontation. The tension that the current situation can generate between peers, family, friends, co-workers can be attempted with the concepts of CNV and help people on its decision making and, of course, in resolving the issued the pandemic brought, which directly and indirectly affects the lives of millions of people around the world.

 

KEYWORDS: Non-Violent Communication; COVID-19; communication; conflict; mediation.


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DOI: http://dx.doi.org/10.47096/redap.v1i2.232

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