As Escolas de Governo na Profissionalização da Burocracia Brasileira - The Government Schools in the Professionalization of Brazilian Bureaucracy

Alex Cavalcante Alves

Resumo


O presente trabalho se destina a demonstrar os avanços alcançados pelas escolas de governo e sua contribuição para a profissionalização do serviço público, tomando por base a análise das três principais escolas de governo federais: Instituto Rio Branco – IRBr, Escola Nacional de Administração Pública – ENAP e Escola de Administração Fazendária – ESAF. O trabalho defende a importância das escolas e de seus cursos, especialmente os de formação inicial, para o êxito das carreiras de servidores públicos. Nesse cenário, dedica-se atenção ao indissociável desenvolvimento conjunto da ENAP e da carreira de gestores governamentais.No plano federativo, o trabalho apresenta proposta do autor para a reestruturação da Escola de Governo do Distrito Federal – EGOV/DF, que foi em grande parte aproveitada pela gestão daquela entidade iniciada em 2015. Em todas as escolas analisadas, constata-se a importância da capacidade de articulação institucional para seu aprimoramento e para o compartilhamento de saberes com os servidores públicos.

 

The present work is aimed at demonstrating the advances made by the government schools and their contribution to the professionalization of the public service, based on the analysis of the three main federal government schools: Rio Branco Institute - IRBr, National School of Public Administration - ENAP and School of Finance Administration - ESAF. The work defends the importance of schools and their courses, especially those of initial formation, for the success of the careers of public servants. In this scenario, attention is devoted to the inseparable joint development of ENAP and the career of governmental managers. In the federative plane, the paper presents the author's proposal for the restructuring of the School of Government of the Federal District - EGOV / DF, which was largely Used by the management of that entity started in 2015. In all the schools analyzed, the importance of the capacity for institutional articulation for its improvement and for the sharing of knowledge with public servants is verified.

 


Palavras-chave


Administração Pública; Escolas de Governo; Servidores Públicos; Capacitação; Políticas públicas.

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